Curso


Università degli Studi di Firenze - Dipartimento di Architettura DIDA - Universidade Federal do Parà
ano letivo 2012-2013

Curso Interuniversitário de Aperfeiçoamento em
Conservação, Recuperação e Valorização do Patrimônio 
Histórico-Arquitetônico e Paisagístico

Direttore del Corso Cosimo Carlo BUCCOLIERI
Coordinatore del laboratorio di progettazione Massimo GENNARI



A iniciativa faz parte dos acordos de cooperação interuniversitária entre a Universidade de Florença - Departamento de Arquitetura DIDA, a Universidade Federal do Pará e Fórum Landi de Belém (Brasil) e dispõe da colaboração do Tolomei Cultural Institute, em Florença, Centro de língua e cultura italiana para estrangeiros.

O curso tem como objetivo geral a formação de novos profissionais na área do projeto para a conservação, recuperação e revitalização do património histórico e arquitectónico e paisagistico, com particular atenção às políticas para a valorização do bens culturais que estão surgindo nos último anos no Brasil, e o recente interesse pelos aspectos energéticos e sustentabilidade tecnologica.


O curso, pensado como parte integrante dos projetos de cooperação interuniversitária de experimentação formativa já iniciados, visa aumentar as competencias técnicas e científicas na área da conservação arquitetônica e da paisagística, com o estudo e a definição de métodos e ferramentas operacionais, verificadas através da elaboração de projectos pilotos para a tutela, valorização e reabilitação do património histórico arquitectónico e ambiental, com referência aos estudos de casos proposto pelo Edital.



Estruturado segundo uma atividade didática mínima de 60 horas e articulado sob forma de  informação e conferências, em aulas itinerantes em uma oficina de projetação, o curso é aberto a graduados em Arquitetura, Engenharia Civil, Ambiental e de construção, Urbanismo ou equivalente, Agrária e técnicos graduados de instituições públicas e privadas.
As atividades didática terão lugar nas salas de aula do Departamento de Arquitetura DIDA e nas salas de aula do Tolomei Cultural Institute em Florença na Villa Morghen.

O número maximo das inscrições é 30.

O número minimo das inscrições necessário para ativação do curso é 15.
A seleção dos formulários de candidatura, no caso em que o número deles seja superior aos lugares disponíveis, será feita por uma Comissão especial.

O curso vai durar duas semanas consecutivas, com o início marcado pelo dia 16.09.2013, e mais uma semana de pre-curso de língua italiana para ser realizada no Tolomei Cultural Institute (início no dia 08.09.2013), para quem o pedir rexplicitamente no formulário de candidatura.



O Tolomei Cultural Institute é uma escola residencial, que organiza cursos de língua e cultura italiana para estrangeiros. Além do desejo de aprender a língua italiana há sempre a curiosidade, a simpatia, o interesse na cultura e civilização da Itália.

Um método de ensino da lingua não desarticulado respeito à relação com o território e de lazer. Florença é um laboratório fascinante onde a reflexão sistemática sobre a língua e suas estruturas é reforçada, por encontrar-se em uma situação comunicativa sugestiva, como sugerida pelo grande patrimônio cultural, artístico e literário da cidade. O método de actuaçao do cursos inclui o emprego de roteiros culturais efetuados fisicamente na cidade de Florença e no restante da regiao Toscana. 



Villa Morghen assegura a hospitalidade colocando à disposição 60 camas, com todas as facilidades, restaurante, sala de leitura, TV, ponto de internet, wi-fi, espaços sociais e jardim. O estilo simples e essencial dos ambientes que conservaram o charme do aspecto original, a atmosfera amigável e acolhedora, o conforto da modernidade, criam uma atmosfera única e umambiente familiar. O curso inclui a pensão completa, com alojamento dos participantes em quarto duplo com banho.

Os requisitos de partecipação do curso serão estabelecidas com o Edital.